domingo, 24 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8319

PSICÓLOGA BIANCA REIS CHAMA A ATENÇÃO DOS CUIDADOS QUE DEVEMOS TER COM NOSSOS FILHOS

João Paulo - 18/12/2023 09:20 - Atualizado 18/12/2023

Decidir não ter filhos não é nenhuma novidade, mas, existe uma tendência cada vez maior, das pessoas tomarem coragem de assumir essa decisão perante a sociedade. A aceitação social e a compreensão de que alguém decidiu não ter filhos, ainda é muito difícil de ser aceita na sociedade. A decisão de ter filhos, é uma responsabilidade, que traz abdicação e muitas mudanças. A chegada de um bebê que um dia se tornará uma criança, adolescente e adulto, vem carregada de demandas e muitos desafios.

A psicóloga Bianca Reis, chama atenção da importância de não ter filhos se for para salvar casamento, dar satisfação à sociedade, dentre outras questões não apropriadas para ter filhos. “O filho é um ser humano, com todas as questões e necessidades humanas. E não se deve optar por ter filhos antes de pensar bastante, e entender que o que está em jogo é a vida de outro ser que não pediu para vir ao mundo, e que terá de alguma maneira os seus pais como referência. Não tenha filhos se acha que seu filho é uma extensão do seu corpo, uma reedição da sua história, da sua vida, acessório, um troféu”, afirma a psicóloga Bianca Reis.

Para que ter filhos? E para quem ter filhos? São perguntas que precisam ser feitas, na hora dessa escolha. É preciso compreender que mesmo tendo filhos, ainda é preciso cuidar de si e se pôr como prioridade, logo, não saber lidar com as próprias frustrações e dores, é um dos motivos para não se ter filhos. “Se o indivíduo não está preparado para uma dedicação ímpar, amor, compreensão, diálogo, acolhimento, respeito, educação, disciplina, dentre outros, é melhor não ter filhos”, finaliza Bianca Reis.

Fotos: Divulgação/acervo pessoal

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.