O novo teto de juros do consignado para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), entrou em vigor nesta quarta-feira (13).
A medida, que foi aprovada em 4 de dezembro, pelo Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS), estabeleceu um novo limite de juros é 1,8% ao mês para essas operações. O valor é 0,04 ponto percentual menor do que o limite anterior, de 1,84% ao mês, que vigorava desde outubro. O teto dos juros para o cartão de crédito consignado reduziu de 2,73% para 2,67% ao mês. Os ajustes foram sugeridos pelo próprio governo.
Desde agosto, quando começaram os cortes na Selic, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, disse que a pasta deveria acompanhar o movimento e propor mudanças no limite de crédito ao mesmo tempo, em que os juros caíssem. Essas alterações são determinadas pelo CNPS.
No início deste ano, houve uma discussão sobre o limite de juros do empréstimo consignado do INSS. Em março, o CNPS reduziu o limite em 1,7% ao ano. A decisão foi criticada pelos ministérios da Previdência Social e da Fazenda.
(Correios)
Foto: Divulgação