Buscando alavancar micros e pequenos(as) empreendedores(as) do ramo alimentício da Bahia, a Vale do Dendê em parceria com o Instituto Assaí realizou a etapa final do Programa de Aceleração de Negócios da Alimentação, iniciativa que reconhece negócios criados preferencialmente por pessoas pretas e pardas da capital baiana e Região Metropolitana de Salvador. O projeto, idealizado há cinco anos, finalizou mais uma edição com um evento em formato pitch, batizado de Demoday. Nele, 10 empresas tiveram o desafio de apresentar os conhecimentos adquiridos ao longo de todo o Programa assim como um planejamento financeiro para impulsionar o seu negócio. Todas as participantes foram aprovadas e beneficiadas por meio de um aporte financeiro de R$ 5 mil.
O evento, realizado no dia 23 de novembro, foi iniciado com uma apresentação do DJ Marve BigHead, no jardim da Casa Vale do Dendê, no Pelourinho, em Salvador. Muito emocionados(as), os(as) participantes do Programa relataram a forma como o ambiente criado durante o ano se tornou um senso de comunidade para todos(as). Fábio Lavezo, Gerente de Sustentabilidade e Investimento Social do Assaí Atacadista, descreve a importância de projetos como este para alavancar pequenos e médios negócios. “Para além do aporte financeiro, fomentar a capacitação é fundamental para a consolidação de um pequeno negócio, em especial os de grupos minorizados. E é assim que enxergamos o Programa de Aceleração de Negócios da Alimentação, uma oportunidade de aflorar todos as nuances que permeiam o lado empreendedor presente nessas pessoas. É um prazer imenso contribuir e apoiar por mais um ano esta iniciativa, possibilitando um crescimento real desses sonhos em uma localidade tão especial para o nosso negócio como é o caso da Bahia”, afirma o executivo.
Para a etapa final, o pitch contou com uma mesa feminina composta pela presença de Andrea Nascimento, chef do Solar Gastronomia, e Deliene Mota, chef do Restaurante Encantos da Maré. As especialistas conferiram de perto as apresentações dos negócios, o que foi aprendido pelos(as) empreendedores(as) ao longo das mentorias e oficinas do projeto, as estratégias que já estão sendo executadas, além de todos os planejamentos e investimentos para 2024.
“Após uma longa jornada, chegou o momento de internalizar o que foi aprendido. Nós acreditamos muito na área de gastronomia, principalmente na cultura baiana, mas, não é só manter o tradicional, devemos estar sempre atentos as inovações, afinal, nossa cultura não é estática. Dessa forma, agradeço a todos(as) que fizeram parte de mais uma edição desse projeto incrível”, pontua Paulo Rogério, Cofundador e Diretor Executivo da Vale do Dendê.
Conheça, a seguir, a lista completa dos negócios premiados nesta edição:
Aláfia Abara: criado por Mazai da Purificação, o negócio oferece como carro-chefe o abará, prato típico da Bahia e que está presente no dia a dia de milhares de pessoas.
Cuscuz Odara: oferecendo diversas variações do prato que faz parte dos lares de muitas pessoas, a empresa foi criada por Dandara dos Santos.
Delícias das Marias: com o foco no segmento da confeitaria, a empresa foi representada por Jéssica Santos, sócia do negócio.
Du Carmu Feijoada Vip: com um nome derivado do próprio sobrenome do seu fundador, Roserval Du Carmu, o negócio oferece o prato muito amado pelos(as) brasileiros(as).
Elisa Pães e Cereais: fundada com o objetivo de fornecer produtos integrais e cereais na cidade, a empresa tem se destacado pela produção de itens únicos, a exemplo do biscoito ázimo. O pequeno negócio foi representado por Edna Bispo, representante comercial do negócio.
Feito Cafuné: com um nome único, o negócio criado por Sinara Farias, em 2020, aposta no ramo da confeitaria e oferece produtos que vão desde cookies e brownies até bolos e doces tradicionais.
Obaladoces: apresentada como uma Confeitaria Afetiva que tem a intenção de proporcionar memórias afetivas através dos doces, a empresa foi fundada por Kelly da Cunha.
Oyá Doces e Delícias: com nome inspirado na orixá cultuada por religiões de matrizes africanas, atualmente, a empresa é formada por um coletivo de sete mulheres da capital baiana, sendo sua fundadora Marina Santos.
Patrícia Bahiana Eventos e Comidas Típicas: no mercado desde 2007, a empresa oferece um serviço com base nas comidas regionais e foi representada por sua sócia fundadora, Patrícia Brito. Tempero de Vó: criada a partir da união de duas irmãs, que também são avós, a empresa oferece produtos e serviços especializados em caldos e sopas para toda cidade.
Sobre o Instituto Assaí
O Instituto Assaí é a organização social do Assaí Atacadista. Criado em 2022, ele mantém a tradição da Companhia em realizar ações sociais, entre elas o fomento a ao microempreendedorismo no setor de alimentos em regiões de vulnerabilidade social pelo Brasil. Assim, o Instituto nasce com o propósito de promover oportunidades e caminhos de prosperidade para o desenvolvimento de pessoas e de comunidades em todo o país. Isso é realizado por meio de iniciativas em: empreendedorismo, alimentação e ou esporte. Uma das inciativas mais reconhecidas é o Prêmio Academia Assaí Bons Negócios, atualmente na 5ª edição. Mais informações: www.assai.com.br/instituto.
Sobre a Vale do Dendê
A Vale do Dendê é uma organização social criada para fomentar ecossistemas de inovação e diversidade tendo como foco sede a cidade de Salvador, Bahia, mas com ações em todo o Brasil. A organização teve início em novembro de 2016 e desde então já fomentou ecossistemas diversos em áreas como Gastronomia, Moda, Tecnologia, Games, Podcast e Música. Já acelerou aproximadamente 300 empresas em ciclos de treinamento, consultorias, networking e doações financeiras. Além disso, mais de 1000 empresas já participaram de atividades da organização que mantém sua sede na principal estação de metrô e ônibus do Norte e Nordeste onde passam mais de 500 mil pessoas por dia e inaugurou em novembro/22 um hub de eventos no Centro Histórico de Salvador onde realiza ativações e eventos com marcas.
Foto: divulgação