sexta, 22 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8331

MINISTRA RESSALTA A IMPORTÂNCIA DA ÉTICA COMO PARTE DA FORMAÇÃO MÉDICA DE QUALIDADE

LIZANDRA MUNIZ - 11/12/2023 19:50

Segundo a ministra da Saúde, Nísia Trindade, os Ministérios da Saúde e da Educação têm demonstrado preocupação e contribuindo para uma formação médica contínua e de qualidade, que extrapola a área técnico-científica.

“Formação médica de qualidade implica também a questão da ética médica, dos valores, do compromisso social. Não há dissociação, a meu ver, entre qualidade técnico-científica e compromisso ético contribuir para uma formação médica de qualidade”, frisou a ministra, nesta segunda-feira (11).

Na presença de um público composto por médicos, a ministra Nísia disse que a recente expansão de novos cursos de medicina, em instituições de ensino superior pelo país, não atende aos requisitos estabelecidos desde 2014, uma vez que não atende a regiões do país carentes destes profissionais de saúde e apresenta uma baixa qualidade de ensino. “Esse é um grave problema porque não seguiu aqueles parâmetros que diziam respeito, não só aos vazios assistenciais tão importantes, mas a questão da qualidade.”

A ministra reconhece que há divergências entre a classe médica e o poder público no que diz respeito ao Programa Mais Médicos, que será retomado em 2023, mas afirma que em conjunto, os dois lados poderão avançar em ações estruturantes para formar médicos que conjuguem a parte técnica de qualidade, com formação ética, dos profissionais que atuarão no Sistema Único de Saúde e na saúde complementar (planos de saúde) e privada.

(Correios)

 

 

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.