quarta, 15 de janeiro de 2025
Euro 6.2529 Dólar 6.0979

PARTE DA MINA DA BRASKEM SE ROMPE EM MACEIÓ

João Paulo - 11/12/2023 10:20

A Defesa Civil de Maceió informou que parte da mina da Braskem com risco de colapso sofreu um rompimento que pôde ser percebido num trecho da Lagoa Mundaú, bairro do Mutange. No momento, técnicos da Defesa Civil estão monitorando o local em busca de mais informações. A Defesa Civil ressalta que a mina e todo o seu entorno estão desocupados e não há qualquer risco para as pessoas.

O rompimento foi percebido por volta das 13h15 .Vídeo compartilhado pela assessoria de imprensa da prefeitura de Maceió mostrou jatos de água lamacenta emergindo repentinamente num ponto próximo à margem da lagoa. Não ficou claro o impacto desse rompimento no processo de afundamento da mina 18, que, segundo as autoridades, está sob risco de colapso. Contudo, “a mina e todo o seu entorno estão desocupados e não há qualquer risco para as pessoas”, informou a Defesa Civil.

Um boletim da Defesa Civil divulgado na manhã deste domingo mostrou que a velocidade vertical de afundamento da mina era de 0,52 centímetros por hora até as 9h da manhã. Um dia antes, o ritmo era de 0,35 centímetros por hora. Com isso, o deslocamento vertical acumulado da mina n° 18 era de 2,35m e o movimento nas últimas 24 horas era de 12,5cm. O órgão já estava em alerta devido ao risco de colapso da mina, que está na região do antigo campo do CSA, no Mutange.

“Por precaução, a recomendação é clara: a população não deve transitar na área desocupada até uma nova atualização da Defesa Civil, enquanto medidas de controle e monitoramento são aplicadas para reduzir o perigo”, informou a nota.

Foto: Defesa Civil de Maceió

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.