sábado, 21 de setembro de 2024
Euro 6.1668 Dólar 5.5247

PRÉ-CANDIDATO OSWALDINHO APRESENTA PROJETOS QUE PROMOVEM A INCLUSÃO DE PCDs EM CAMAÇARI

LIZANDRA MUNIZ - 05/12/2023 16:06 - Atualizado 05/12/2023

No Dia Nacional da Acessibilidade, celebrado nesta terça-feira (05), ainda é encerado como um obstáculo a expansão de políticas públicas que garantam autonomia e cidadania para as pessoas com deficiência (PCDs). Sendo a quarta cidade mais populosa da Bahia, com aproximadamente 300 mil habitantes, Camaçari possui um número estimado de 10 mil pessoas com algum tipo de deficiência, segundo o registro da Secretaria de Saúde do município, mas é possível que esse número seja ainda maior. Com o objetivo de tornar a cidade um exemplo de acessibilidade, Oswaldinho Marcolino, pré-candidato a prefeito de Camaçari, destaca as dificuldades enfrentadas por essa parcela da população, como a falta de inserção no mercado de trabalho, acesso ao lazer e educação.

De acordo com a lei federal n⁰ 10.098, é imprescindível assegurar a acessibilidade para indivíduos com deficiência ou mobilidade reduzida em ambiente públicos e privados e, bem como os ambientes físicos e digitais. Oswaldinho reforça que em sua eventual gestão, uma equipe composta por urbanistas arquitetos e representantes do PCDs trabalhará em conjunto para promover mudanças que tornarão Camaçari uma cidade totalmente acessível.

“Nossas escolas e prédios públicos precisam de equipamentos com estrutura necessária para permitir a locomoção das pessoas com deficiência, eliminando barreiras que impedem o livre acesso. Sobre as crianças autistas nas escolas, vamos cumprir a lei federal que determina a obrigatoriedade de um acompanhante especializado. Além disso, a secretaria de saúde deverá facilitar o cadastro no órgão para o recebimento de materiais e medicamentos usados de forma rotineira para todas as PCDs”, disse.

Apesar de ser uma das cidades que mais geram empregos na Bahia, Oswaldinho acredita que Camaçari ainda tem uma baixa inserção, capacitação e adequação de pessoas com deficiência ao mercado de trabalho. Ao incluir em sua lista de projetos voltados à acessibilidade, o postulante a prefeito garante a criação de um setor que assegura a empregabilidade das PCDs.

“No banco de empregos da prefeitura teremos um setor específico para prospectar, identificar e intermediar a contratação de pessoas com as mais diferentes deficiências e dar a elas a oportunidade de ter uma renda e uma atividade laboral. Inclusive, vamos oferecer cursos de capacitação profissional e prepará-los para o mercado de trabalho”, afirmou.

 

 

Foto: Everaldo Paixão

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.