Diversas cidades do interior da Bahia têm sofrido com chuvas escassas e temperaturas acima dos 40ºC. O momento de seca tem atrapalhado, pelo menos, 247 municípios, principalmente à agricultura na região. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou alerta para a baixa umidade relativa do ar, que está entre 20% e 30%, nas regiões centro-sul, centro-norte e nordeste do estado, na última terça-feira (21).
“É esperado uma seca de tipo agrícola, com prejuízo para a agricultura e pecuária, já que terá menos área de pastagem. Também prevemos problemas de abastecimento de água nas regiões que não têm grandes reservatórios”, disse Marcelo Seluchi coordenador-geral de operações do Cemaden, em entrevista ao site Correio.
Segundo o Centro de Monitoramento, alguns locais registraram temperaturas máximas até 3,5ºC acima das médias históricas entre agosto e setembro deste ano. Em outubro, pelo menos seis municípios do centro-norte da Bahia já apresentavam condições de seca extrema. São eles: Acajutiba, Água Fria, Inhambupe, Lamarão, Santa Bárbara e Santanópolis.
A nota técnica indica ainda que 247 cidades baianas têm pelo menos 40% das áreas agroprodutivas potencialmente afetadas pela seca, o que representa 59% de todas os municípios do estado.
FOTO: Freepik