Com a casa cheia e lotação máxima na maioria das aulas, o Mercado do Rio Vermelho, também conhecido como Ceasinha, equipamento administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), recebeu, nesta quarta-feira (15), o primeiro dia da 8º edição do Mesa ao Vivo Bahia. O evento, que também acontece hoje (16), das 15h às 21h, é realizado pelo Mundo Mesa e conta com o apoio do Governo da Bahia, através da SDE, Secretaria de Turismo (Setur) e Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Ação Regional (CAR).
Com o tema ‘Comida de Mercado: cultura, história e sabores da verdadeira Bahia’, em seu primeiro dia de realização, o evento tornou o Mercado do Rio Vermelho palco para que grandes chefes como Kátia Barbosa, Icaro Rosa, Andréa Ribeiro, Fabrício Lemos e Lisiane Arouca mostrassem suas habilidades na cozinha, além de gerar conteúdo para a revista Prazeres da Mesa. Ainda durante o evento, o público participante pôde conhecer o “Melhor do Mercado”, ação desenvolvida pelos permissionários para expor seus produtos, oferecendo degustação e ofertas especiais.
O secretário da SDE, Angelo Almeida, que participou do evento, destacou a importância de receber o Mesa ao Vivo no Mercado do Rio Vermelho. “A missão que nos foi dada pelo governador Jerônimo Rodrigues, de movimentar e reascender a economia da nossa querida Ceasinha está sendo cumprida e com muito sucesso. Essa é uma grande oportunidade de promover o potencial do mercado, que já é referência no turismo gastronômico da Bahia”, disse.
O secretário de Turismo, Maurício Barcellar, ressaltou a atividade da gastronomia como um dos segmentos mais importantes do turismo baiano. “Nós temos uma gastronomia rica e diversificada e nós realizarmos um festival gastronômico aqui no Mercado do Rio Vermelho, é nós incrementarmos e fomentarmos o fluxo turístico de Salvador, além de valorizarmos toda essa riqueza e diversidade da Bahia.
Marcelle Hudson foi conferir a programação. Ela elogiou a edição do Mesa ao Vivo Bahia e ressaltou que o evento valoriza os produtos locais e promove o equipamento baiano. “O mercado Ceasinha é tão bom e tem variedade de alimentos. Precisamos valorizar mais o que temos aqui”, disse. Ela destacou ainda a qualidade dos chefs participantes. “Fabrício e Elisiane são pessoas perfeitas para abrir o evento, porque valorizam muito nossa gastronomia”, pontuou.
Um dos destaques da programação, o chef Ícaro Rosa, do restaurante Jiló, trouxe uma receita aliada ao tema do evento em homenagem a sua mãe. “Pensei muito em trazer as minhas emoções e as minhas viagens, e esse prato tem muito isso. Tem um caldo de mocotó, que faço em homenagem a minha mãe, porque ela ia para feira comigo”, disse. O profissional também destacou a oportunidade de apresentar o seu conhecimento. “É uma alegria poder compartilhar o que aprendi com outras pessoas. É no mercado que você de fato conhece o lugar que você está indo. É daqui que você conhece ingredientes, preparações e costumes. Fazer a edição no Mercado do Rio Vermelho é importante para todo mundo entender que isso aqui é muito forte para população”, afirmou.
FOTO: Ascom/SDE