A prefeitura de Salvador e a Universidade Federal da Bahia (Ufba) estabeleceram uma parceria com o objetivo de impulsionar a arqueologia marítima e subaquática na Baía de Todos-os-Santos. Denominado Archemar-Salvador, o projeto visa criar o Centro de Pesquisa e Referência em Arqueologia e Etnografia do Mar (CRMar) e o Museu Aberto da Baía de Todos os Santos (MABaía) na cidade.
A definição do local que abrigará essas estruturas ainda está em andamento. A parceria foi oficializada durante a abertura do Salão Náutico Salvador com Grand Pavois, realizado na terça-feira (14), na Bahia Marina, no Comércio.
O reitor da Ufba, Paulo Miguez, expressou sua satisfação com a parceria, afirmando: “Assinamos um protocolo de intenções com um conjunto de estudos, e é uma grande alegria porque tanto para os moradores da cidade quanto para a universidade, há uma paixão pela Baía de Todos-os-Santos. Esta é uma oportunidade para manifestarmos nossa defesa desse patrimônio histórico, cultural e natural de Salvador.”
O centro de pesquisa será um espaço dedicado à produção, promoção e divulgação de conhecimento, além de servir como referência e oferecer visitas educativas monitoradas. O museu, por sua vez, apresentará exposições de objetos físicos e exposições virtuais por meio de tecnologias de realidade virtual e aumentada, proporcionando aprendizado sobre sítios arqueológicos e o patrimônio etnográfico, histórico e cultural da baía que circunda a capital e mais 13 municípios.
Foto:Lucas Moura/ Secom