Dos entrevistados, 67% se recordaram da dengue quando foram indagados sobre as enfermidades frequentes no Brasil, ao passo que 99%, afirmaram ter conhecimento da doença. 40% do público acredita que os casos entre 2022 e 2023 permaneceram estáveis e 23% tiveram uma redução, enquanto 36% afirmam que houve um aumento. Conforme informações do Portal A Tarde.
“Ainda assim, a dengue está presente na vida do brasileiro de alguma forma, seja porque já tiveram a doença, conhecem alguém que teve ou porque estão preocupados com o risco de infecção. No entanto, as medidas de controle do vetor são insuficientes e os casos só estão aumentando”, aponta o médico infectologista e presidente da SBI, Alberto Chebabo. Segundo o Ministério da Saúde em 2023, estimam que mais de 1,6 milhão de casos de dengue foram registrados, com mil mortes.
“Precisamos também esclarecer mitos relacionados ao contágio e reforçar que a dengue é uma doença democrática. Ela está presente em todo o Brasil, seja em localidades de clima quente ou frio, atingindo todas as classes sociais”, explica a médica infectologista, Rosana Richtmann.
Foto: Joao Paulo Burini-Getty Images