Em reunião realizada na manhã de hoje, com mediação do Ministério Público do Trabalho, o Sindicato de Rodoviários de Salvador e os empresários chegaram a um acordo e cancelaram a greve prevista para semana que vem. Principal reivindicação da categoria, o número de jovens aprendizes no quadro de cobradores foi reduzido: de 5% a 2%. Com a decisão, o número de jovens que podem exercer a atividade vai para 76, com a garantia dos postos de trabalho dos cobradores. São 3.800 colaboradores na função.
A proposta feita pelo TRT também está associada à criação de uma comissão para discutir a distribuição dessas vagas de jovem aprendiz, com acompanhamento do Sindicato. “É um avanço para essa questão do jovem, garantindo também as nossas vagas de trabalho”, afirma o presidente do Sindicato, Hélio Ferreira.
As empresas também se comprometeram em regularizar a demanda do FGTS e as outras causas dentro de um prazo de 30 dias. “O Sindicato vai fiscalizar toda a proposta construída no Tribunal, para que seja cumprida na íntegra”, pontua Ferreira. A sessão de homologação da proposta apresentada pelo TRT e acatada por ambas as partes está marca para o dia 17 de novembro, o que tranqüiliza a categoria. “Já não há motivo de paralisação devido aos avanços que tivemos hoje”, ressalta o sindicalista.
O presidente do TRT, Jéferson Muricy, destacou a importância de evitar um greve de rodoviários em Salvador. “Uma greve na cidade seria um transtorno para toda a sociedade, criaria muitos problemas. Estamos muito felizes por evitar essa paralisação”, disse.
Crédito: Milena Marques/CORREIO