A Frente Parlamentar do Agronegócio (FPA) do Congresso Federal apresentou o requerimento para a anulação de três questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sob a alegação de “cunho ideológico” e falta de “critério científico ou acadêmico”. O colegiado requer ainda a convocação do ministro da Educação, Camilo Santana, para ser chamado para uma audiência na Câmara e no Senado Federal, assim como informações sobre a banca organizadora do Enem2023. Conforme informações do site iBahia.
Em nota publicada nessa segunda-feira (6), o colegiado detalha que as perguntas das questões 70, 71, 89 são “mal formuladas, de comprovação unicamente ideológica e permite que o aluno marque qualquer resposta, dependendo do seu ponto de vista”.
Duas das questões levantadas dizem respeito sobre o aumento do desmatamento em regiões da Amazônia e no Cerrado brasileiro, pondo em xeque a ação do agronegócio, grileiros, madeireiros e pecuaristas. A terceira discute a corrida tecnológica e questiona o retorno social de grandes inovações.
“É inacreditável o governo federal se utilizar de desinformação em prova aplicada para quase 4 milhões de alunos brasileiros que disputam uma vaga nas universidades do Brasil”, enfatiza a nota.