domingo, 24 de novembro de 2024
Euro 6.0557 Dólar 5.8319

OLIVIA SANTANA APRESENTA PROJETO QUE TORNA ACARAJÉ PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL DA BAHIA

Emilly Lima - 01/11/2023 19:28 - Atualizado 01/11/2023

A deputada estadual Olívia Santana protocolou na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) um projeto de lei que reconhece a produção e comercialização do acarajé, abará e outras iguarias, como patrimônio histórico e cultural da Bahia.

A medida vem em meio à polêmica recente em torno da lei sancionada pelo governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro (PL), que torna o bolinho patrimônio do estado carioca. O projeto foi apresentado pelos deputados Renata Souza (Psol), Dani Monteiro (Psol) e Átila Nunes (MDB), e oficializado na edição de 25 de outubro no Diário Oficial.

Para Olívia Santana, apresentar o PL aqui na Bahia foi uma “medida necessária”, visto que a produção e comercialização do acarajé é uma “marca intangível da culinária baiana conhecida no mundo”.

Olívia lembrou também que “o ofício das baianas é uma criação das mulheres negras, que transformaram o bolinho de feijão fradinho e cebola, originalmente dedicado à orixá Iansã, num produto de comercialização, na luta pela sobrevivência dessas mulheres e suas famílias, conquistando uma enorme público, independente de crença ou religião que cada pessoa professa”, finalizou.

Foto: Divulgação/ALBA

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.