domingo, 24 de novembro de 2024
Euro 6.0939 Dólar 5.8319

QUEIJOS BAIANOS SÃO PREMIADOS EM 48% DAS PREMIAÇÕES EM CONCURSO NORDESTINO

LUIZA SANTOS - 01/11/2023 18:13

Os queijos e derivados do leite produzidos na Bahia foram destaque no 17° Encontro Nordestino do Setor do Leite e Derivados (ENEL), que aconteceu na última semana, em Campina Grande (PB). O estado conquistou 114 medalhas, 24 super ouros, 23 ouros, 31 pratas e 36 bronzes, o que corresponde a 48% das premiações concedidas no concurso.

Antes do evento, parte dos produtores premiados foram recebidos na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), órgão que articula o fortalecimento e certificação de pequenos produtores de queijo no Estado.

“É uma conquista muito grande. Ganhamos 114 medalhas de um total de 236, quase 50% de toda premiação do evento. Isso só confirma a qualidade do que está sendo produzido aqui e consolida a Bahia como um dos principais produtores do país”, disse o gestor da pasta, Angelo Almeida.

Angelo também destacou a importância da certificação dos pequenos produtores para o fortalecimento da cadeia produtiva. “Estamos na expectativa do projeto de lei que autoriza o comércio de produtos de origem animal, certificados com o Selo SIM/CONSÓRCIO, em todo o território estadual. Iniciamos as discussões para a certificação de pequenos produtores no Estado, em conjunto com a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), o Sebrae, a Associação Comer Queijo e o setor produtivo, no mês de junho e acreditamos que estamos muito próximos disso”, ressaltou.

Os produtores aguardam a sanção do Projeto de Lei (PL) 25.046/2023, que autoriza o comércio de produtos de origem animal, certificados com o Selo SIM/CONSORCIO, em todo o território estadual. O documento foi aprovado na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) no dia 4 de outubro.

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.