No último sábado, (28), A Polícia Federal iniciou uma operação para fiscalizar eventos que contam com serviço de segurança privada irregular, em Ilhéus, sul da Bahia. Informações obtidas do Jornal A Tarde.
O objetivo da operação foi identificar a prática ilegal de contratação de segurança privada, sem a permissão expressa da Polícia Federal, que vinha sendo executada por produtores, donos de bares e espaços noturnos, o que envolvia agentes de segurança não afiliados às empresas cadastradas na Polícia Federal.
Uma festa universitária, realizada na cidade, uma empresa de segurança que fazia o evento estava devidamente legalizada, e após as etapas de fiscalização, as atividades no evento continuaram.
A contratação de serviços de segurança privada para eventos ou proteção patrimonial é concedida somente mediante intervenção empresarial e autorização do órgão nacional, a Polícia Federal. Se não, é ilegal e se configura crime, segundo a Lei nº 7.102, sujeito a pena de até 2 anos de prisão para os agentes e contratantes envolvidos.