O prefeito de Salvador, Bruno Reis (UB), lamentou, nesta sexta-feira (27), o cancelamento da Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro) 2023, considerada a maior feira agropecuária da Bahia e do Norte-Nordeste, e destacou que a medida é “muito ruim” para a o estado e para o agronegócio.
“A gente lamenta a suspensão da Fenagro. A prefeitura vem fazendo um esforço grande pra atrair grandes eventos pra nossa cidade, pra atrair visitantes. A Fenagro gera, de negócios, algo em torno de R$ 150 milhões. É a principal feira agropecuária do estado e, consequentemente, da nossa cidade”, declarou Reis em coletiva de imprensa.
Para o gestor municipal, o cancelamento do evento representa um enorme prejuízo em termos de arrecadação de impostos.
“Muito ruim pra cidade, muito ruim pro estado e muito ruim pro agronegócio como um todo. A gente sabe da importância do agronegócio para o ICMS da Bahia, o quanto o agro tem crescido, e essa feira ajudava a potencializar e estimular ainda mais esse setor a celebrar o crescimento do agro na Bahia. A gente lamenta e pede que as autoridades estaduais possam rever esse posicionamento que ainda dá tempo, sim, pra realizar a Fenagro”, disse o prefeito.
Nesta semana, a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri) justificou que o cancelamento da 33ª edição da Fenagro ocorreu diante de dificuldades estruturais do Parque de Exposições de Salvador, questões administrativas e falta de tempo hábil para superar entraves burocráticos.
Foto: Divulgação/Secom