Durante participação na Comissão de Direitos Humanos do Senado em Outubro de 2023, o Ministro do Trabalho defendeu que “já passou da hora de o Brasil discutir a jornada de trabalho de 4 dias semanais. De acordo com ele, a economia brasileira suportaria.
“O debate da redução da jornada é importantíssimo. Não é um debate de governo, é um debate para a sociedade e quem dá a palavra final é o parlamento. Eu acredito que passou da hora”, disse o ministro.
Esta ideia de reduzir a carga horária de trabalho já tem sido muito discutida mundialmente. Na verdade, países como Emirados Árabes Unidos, Islândia e Bélgica já adotam este modelo.
A semana de 4 dias traz uma proposta de reduzir a jornada de trabalho – que atualmente consiste em 44 horas semanais – a 32 horas semanais. O novo arranjo pode ser feito de três maneiras:
Tirar a segunda-feira da semana útil;
Tirar a sexta-feira da semana útil;
Reduzir a carga horária todos os dias.
O projeto da semana de quatro dias começará a ser testado em novembro no Brasil, e selecionou vinte empresas para participar. Ele se utilizará da lógica de manter 100% do salário, em 80% do tempo e com 100% de produtividade. A Reconnect Happiness at Work lidera a iniciativa no país, em parceria com a 4 Day Week Global e o Boston College.
Foto: Pexels