O Robótica 23, maior evento do segmento da América Latina, acontece entre os dias 7 e 12 de outubro, no Centro de Convenções de Salvador, na orla da Boca do Rio. Totalmente gratuito, o encontro pretende reunir um público de aproximadamente 10 mil pessoas nos seis dias de celebração, que terá palestras, workshops, exposições e competições de robôs.
Além disso, o congresso terá a participação de pesquisadores e equipes de robótica europeias e asiáticas e colaboradores fixos, somando um total de 12 mil pessoas circulando pelo espaço durante a realização do encontro. O evento é uma realização da Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit), e é organizado pela UNEB (Universidade do Estado da Bahia), em parceria com a RoboCup Brasil, RoboCup Federation, Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e o Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE).
“É justamente a partir dessa união que conseguimos trazer esse evento, que é o maior da América Latina, para Salvador. Esse evento é muito importante, porque hoje em dia estamos cada vez mais usando a tecnologia e inovação para gerar novos negócios, novas ideias, trabalhando a criatividade e a cabeça das pessoas, tanto dos jovens como das pessoas mais idosas”, afirmou o diretor de Inovação da Semit, Luis Gaban.
O evento vai reunir as principais universidades e escolas da América Latina, que irão exibir experimentos, robôs e inteligência artificial (IA), definindo ainda os campeões brasileiros e latino-americanos em diversos desafios para robôs inteligentes.
O acesso é gratuito a partir do dia 8. No dia 7, a abertura do encontro é fechada apenas para os competidores, expositores e as pessoas com equipes de trabalhos aprovados. O público geral terá acesso a partir das 14h do dia 8 de outubro. E a programação poderá ser conferida no site www.robotica.org.br.
Foto: Otávio Santos/ Secom