Segundo levantamento da TrendForce, a BYD, que está entrando no mercado baiano, é a quarta fabricantes que mais vendeu carros no mundo. A montadora chinesa passou a Ford, que caiu nas vendas e foi ultrapassada também pela Hyundai no mês de agosto. Quem ainda lidera é a Toyota, com 9,8% do mercado mundial. Segundo os dados foram vendidos 5,5 milhões de automóveis nos 37 principais mercados do planeta. Em segundo lugar está a Volkswagen com 6,5% e a Honda, com 4,9%, ficou com a terceira posição. A BYD aparece em quarto bem perto do pódio, com a fatia de 4,8% do total das vendas mundial. Para chegar a essa posição, a BYD teve um aumento de 5% nas vendas em relação a julho e contou com a queda de 6,7% da Ford.
O grande responsável por esse crescimento foi o próprio mercado chinês, que teve 1,9 milhão de carros vendidos em agosto segundo a CPCA (sigla em inglês para Associação de Automóveis de Passageiros da China). A BYD lidera em casa com 12% do mercado local, mas tem crescido no volume de exportações, chegando ao mercado europeu, inclusive. Nos últimos 12 meses, a fabricante exportou mais de 150 mil veículos. Essa chegada à Europa tem preocupado não só os fabricantes locais como as autoridades. Neste mês, o Parlamento Europeu lançou uma ofensiva para investigar os subsídios do governo chinês para baratear os produtos.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse que o continente estava aberto à competição, mas “não a uma corrida ao fundo do poço”. “Os mercados globais estão agora inundados com carros elétricos mais baratos e os seus preços são mantidos artificialmente baixos por enormes subsídios estatais”, disse von der Leyen, segundo agências de notícias.
Ofensiva também no Brasil
O aumento das vendas das marcas chinesas também é assunto nas reuniões das fabricantes instaladas no Brasil há mais tempo. Empresas têm defendido que o governo aumente os impostos sobre carros elétricos, o que afetaria diretamente as empresas que importam carros a bateria da China.
A BYD é uma delas e lidera o mercado de elétricos por aqui com o Dolphin, um hatch compacto com preço inicial na faixa dos R$ 150 mil que fez muitas montadoras entrarem em uma guerra de preços para enfrentar a concorrência. Vale lembrar que o catálogo de elétricos da fabricante ainda conta com o sedan Han e os SUV Tan e Yuan Plus. Há também o híbrido Song Plus.
Durante o último sábado, a BYD vendeu 603 unidades de veículos elétricos. Para ter uma referência, todas as outras montadoras que comercializam veículos desse tipo, juntas, anotaram 511 emplacamentos durante todo o mês de agosto. “O novo recorde de vendas no último sábado é uma prova da confiança dos brasileiros nos carros da BYD e mais um passo rumo a um futuro mais verde e sustentável. Nossas concessionárias em todo o país ficaram lotadas durante todo o sábado e estamos muito felizes com o resultado”, disse.
Foto: Carros da BYD na linha de montagem — Foto: autoesporte