A Acelen, empresa de energia proprietária da Refinaria de Mataripe, juntamente com a comunidade acadêmica, industrial, empresarial, governamental do Brasil e pesquisadores estrangeiros, participa do 24º Congresso Brasileiro de Engenharia Química (COBEQ) e o 19º Encontro Brasileiro sobre Ensino de Engenharia Química (ENBEQ). Os eventos acontecem nos dias 1º a 5 de outubro, no Fiesta Convention Center, com o tema “O papel da Engenharia Química na transição energética, desfossilização e circularidade da economia”.
O tema do COBEQ, evento tradicional que ocorre bienalmente há quase 50 anos, e do ENBEQ, é estratégico para a Bahia e para o país. E o caminho da Acelen, que tem como objetivo protagonizar a transição energética do Brasil com investimentos de R$ 12 bilhões em produção de combustíveis renováveis, começou com a modernização da Refinaria de Mataripe e investimento para redução de importantes indicadores ambientais em 2022.
O gerente da Engenharia de Processos, Admar Bueno, vai falar sobre o tema e apresentar os resultados da Acelen à frente da refinaria. Por exemplo, houve redução de 268 mil toneladas de emissão de CO2, o equivalente à plantação de 22.356 hectares de árvores ou a 1.196 estádios do tamanho do Maracanã. As iniciativas de eficiência energética reduziram o consumo da refinaria em 480 GWh, economia que representa o consumo anual de 85% das residências do estado do Acre, que tem 900 mil habitantes. A Acelen também terá um estande no evento.
O 24º Congresso Brasileiro de Engenharia Química (COBEQ) e o 19º Encontro Brasileiro sobre Ensino de Engenharia Química (ENBEQ) são promovidos pela Associação Brasileira de Engenharia Química (ABEQ) e organizado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), pela Universidade Salvador (UNIFACs) e pelo SENAI CIMATEC.