Durante o lançamento dos editais de cultura pela Lei Paulo Gustavo, na manhã desta quarta (27), o governador Jerônimo Rodrigues revelou que o Governo da Bahia vai assumir as obras de construção do VLT de Salvador, através Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder).
De acordo com Jerônimo, a intenção do governo é que o novo modal seja construído pelo próprio Estado, abandonando o modelo de Parceria Público-Privada, a PPP.
“Estamos vendo se o desenho é adequado, mas tudo indica que vai ser uma obra pública [executada diretamente]”, afirmou o governador.
Após o aumento do custo para a construção da ponte Salvador-Itaparica e o cancelamento do contrato anterior do VLT, o Governo da Bahia agora deseja executar as obras com as próprias pernas. Na ocasião, Jerônimo reforçou que a intenção é lançar o novo edital para o VLT de Salvador em outubro.
“Nós estamos com a Casa Civil, do secretário Afonso Florence, coordenando isso com as secretarias. Eu espero que a gente possa, até o mês de outubro, soltar a licitação”, disse o petista.
O governador da Bahia também confirmou as negociações, junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), para compra de 280 vagões do VLT do Mato Grosso, que nunca foi construído.
Além dos vagões, o Governo da Bahia negocia também a compra dos trilhos e toda a parte elétrica do sistema que não foi utilizado no Mato Grosso, o que pode baratear e facilitar a logística para construção do modal na capital baiana.
“Se acontecer, vai ajudar bastante. Vamos fazer compra de vagões novos, com valores dentro do padrão. Estamos tendo a parceria e o entendimento do TCU. O TCE tem participado de algumas reuniões, para acenar para qualquer risco de inabilidade. Mas o importante é que, junto com esses vagões, virão trilhos e parte elétrica, cabos. Isso antecipa bastante os serviços”, contou o governador.
Por fim, Jerônimo disse que o trecho prioritário para o Governo do Estado é o que atravessa o Subúrbio Ferroviário, até a Calçada.
“Estamos trabalhando com as duas possibilidades: se der certo, teremos adiantamento e a gente poderá se antecipar com a obra pública e garantir os serviços. De imediato, eu tenho um compromisso com o trecho da Suburbana até a Calçada”, concluiu.
Foto: Mateus Pereira/GOV-BA