Fórum Internacional de Educação Ambiental em Áreas de Manguezais reunirá cientistas, comunidades tradicionais, docentes, rede estadual e municipal de ensino, universitários, agentes governamentais e sociedade civil, de 17 a 20 de outubro de 2023, em Maragojipe, cidade do Recôncavo Baiano considerada a capital nacional dos Manguezais. O público que tiver interesse em participar do evento pode se inscrever de forma gratuita e online, pelo www.globalmangue.org.
A cerimônia de abertura será realizada no dia 17 de outubro, às 09h, na Fundação Vovó do Mangue, em Maragojipe. O fórum é realizado pela Fundação Vovó do Mangue, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente do Governo da Bahia e a Prefeitura de Maragojipe, e conta com o apoio institucional do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e está inserido no programa Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas.
O principal objetivo do evento é avaliar a realidade ambiental e discutir os principais desafios ecológicos e sociais em nível local, regional e global, com foco na proposição de programas e ações que promovam a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável em áreas de manguezais. O encontro acontecerá simultaneamente na Fundação Vovó do Mangue, sede do evento, na Filarmônica Terpsicore Popular, na Casa da Cultura e na Arena Multicultural Conselheiro Antônio Rebouças, com transmissão pelo Youtube, no link https://www.youtube.com/@canalfvm.
Contando com painéis expositivos, palestras, feira de inovações, mostras e apresentações multiculturais, o Global Mangue apresentará discussões sobre educação ambiental, sustentabilidade, comunidades tradicionais, conservação dos manguezais, carbono azul e mudanças climáticas, de forma a indicar ideias e argumentos para desenvolvimento de medidas sustentáveis de preservação aos manguezais.
Foto: Júnior de Major