Uma pesquisa organizada por entidades de direitos humanos e jornalismo, e revelada nesta segunda-feira (25), apontou que a Bahia é um dos estados menos transparentes quando o assunto é segurança pública.
Para realizar o levantamento, os pesquisadores estabeleceram sete requisitos de transparência ativa, que são os dados disponibilizados por vontade própria, sem que os governos estaduais precisem ser acionados a fornecer as informações.
Todos os dados foram extraídos dos sites das secretarias de segurança pública de todas as 27 unidades federativas do país.
O estado baiano aparece entre os cinco estados menos transparentes. Empatado com o Mato Grosso, com três requisitos atendidos, a Bahia está à frente apenas de Roraima e Acre.
Já entre os estados que atenderam a todos os critérios estabelecidos estão: Mato Grosso do Sul, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Pará, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul.
O levantamento foi realizado em parceria pelo Instituto Sou da Paz, laboratório Fogo Cruzado, Fiquem Sabendo e a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.
Foto: Agência Brasil