O Nordeste a região responsável pela economia brasileira em 2023. De acordo com pesquisas da Tendências Consultoria, a economia nordestina deve crescer 2,4% neste ano.
Em seguida está o Centro-Oeste, que pode avançar 2,3%, e logo após o Sul com 2,2% e o Norte com 2,1% . A estimativa para a média nacional é de 1,9% e o Sudeste é a única região para a qual se espera avanço menor com 1,7%.
Ainda de acordo com o levantamento, as regiões serão puxadas por agropecuária e indústria.
Para o longo prazo, a expectativa da Tendências é de avanço mais forte no Nordeste com crescimento anual médio do PIB regional estimado de 2,7% entre 2024 e 2032 -, seguido por Centro Oeste e Norte, com 2,5% cada, contra a média nacional de 2%.
Na região, é esperado ganho através da evolução de negócios em gás natural e petróleo, além de produção de energia eólica. Em infraestrutura entram na conta concessão de aeroportos, evolução da ferrovia de integração Oeste-Leste, e distribuidoras de energia e empresas de saneamento.
Apesar dos avanços, a maior participação em valor absoluto no PIB do país é do Sudeste, com 51,9% do total, seguida da seguida do Sul (17,2%), Nordeste (14,2%), Centro Oeste (10,4%) e Norte (6,3%).
FOTO: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil