Com duas viagens internacionais marcadas para setembro o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou a data de sua cirurgia no quadril para o próximo dia 29, em Brasília. O presidente será operado depois das viagens á Índia e aos Estados Unidos. A cirurgia deve ser conduzida pelos médicos do hospital Sírio Libanês que já acompanham o presidente nos últimos meses.
Lula sofre de artrose no quadril há vários anos. A necessidade de cirurgia já tinha sido confirmada pelo Palácio do Planalto, que afirmou que o presidente passaria por uma “operação programada, nada urgente”. Em julho, durante transmissão em redes sociais, Lula chegou a dizer que pretendia passar pelo procedimento até outubro, porque “ninguém consegue trabalhar com dor o dia inteiro”.
O agendamento para o fim de setembro leva em conta as dores de Lula, mas também a intensa agenda de viagens do presidente. Nesta quinta (31), por exemplo, Lula está no Piauí para anunciar obras do Novo PAC e um programa de enfrentamento à fome e à miséria extrema. Para setembro, antes da cirurgia, há pelo menos duas viagens internacionais: para a reunião do G20 na Índia, a partir do dia 7, e para a Assembleia-Geral das Nações Unidas em Nova York nos dias 18 e 19. Nessa viagem para os EUA, há previsão ainda de uma visita a Cuba.
A previsão até aqui é de que Lula retorne da viagem aos Estados Unidos no dia 22 de setembro. A equipe médica do presidente ainda não informou estimativa do prazo de recuperação da cirurgia.
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil