Conforme prometido pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), os novos editais de licitação do VLT de Salvador devem ser lançados até setembro, no próximo dia 30. Para além da substituição dos Trens do Subúrbio da capital baiana, o Governo da Bahia planeja a construção de novos trechos, entre Paripe e Águas Claras, através da Estrada do Derba, e Águas Claras e Piatã, entre as avenidas 29 de Março e Orlando Gomes.
Segundo informações do A Tarde, as obras do VLT custarão aos cofres públicos baianos cerca de R$ 3.491.037.125,29 bilhões. Ainda de acordo com as informações, o trecho do Subúrbio é considerado prioritário pelo Governo, e receberá a amior parte das verbas. Serão R$ 1.691.134.607,18 bilhão investidos no trecho entre Paripe e a Calçada.
Os trechos que atravessam a Estrada do Derba e as avenidas 29 de Março e Orlando Gomes receberão investimentos de R$ 1.127.762.518,11 bilhão, entre Paripe e Águas Claras, e R$ 672.140.000,00 mil para interligar a nova Rodoviária, nas proximidades da BR-324, à Orla de Piatã.
Os valores seriam referentes a todo o sistema VLT, com obra estática de suporte, operação, equipamentos rodantes, trens, parte elétrica, comunicação e outros detalhes que envolvem o modal de transporte. A intenção do Governo da Bahia é finalizar as licitações até o final deste ano.
Lembrando que o Governo quer comprar os vagões do VLT de Mato Grosso, que não chegaram a ser utilizados no outro estado. Licitada por R$ 1,477 bilhão, a implantação do VLT mato-grossense teve início há mais de 10 anos, mas apenas sete dos 22 km previstos foram construídos até a paralisação, e cancelamento do certame.
Foto: Governo de Mato Grosso/Divulgação