Com fábrica na Bahia, a Heineken foi considerada a marca de cerveja mais valiosa do mundo, avaliada em US$ 7,6 bilhões, na frente da Corona e Budweiser. O estudo foi realizado pela Brand Finance, líder mundial em consultoria de valoração, que divulgou seu relatório anual sobre as marcas de bebidas alcoólicas mais valiosas e fortes do mercado mundial.
Entre as brasileiras, a Skol aparece pela primeira vez entre as 50 marcas mais valorosas, na 15ª posição, na frente da Brahma (17ª) e Antarctica (24ª). As três marcas, em termos nacionais, são as mais valiosas entre todas as categorias de bebidas. Neste caso, a lista das Top 5 – considerando além de cerveja – fica completa com a Schin e a cachaçaria cearense Ypióca.
No ranking global, destacam-se os segmentos de cerveja e cachaça do Brasil, com três das cinco marcas mencionadas integrantes do grupo AB InBev, a antiga cervejaria Ambev, uma das maiores empresas de bebidas do mundo.
“O Brasil tem uma rica história de consumo e produção de álcool, com a cerveja e a cachaça sendo as bebidas mais populares. No entanto, restrições à comunicação pública relacionada ao álcool no nosso país podem representar desafios para a construção de marcas fortes”, avalia Eduardo Chaves, Diretor da Brand Finance Brasil.
Recentemente, o Grupo Heineken anunciou investimento de R$ 600 milhões na ampliação de sua fábrica, no município de Alagoinhas. Na cidade, cada emprego direto da Heineken, são gerados 34 empregos indiretos.
Foto: Reuters