A Universidade Federal da Bahia (UFBA) obteve a nota máxima no recredenciamento institucional realizado pelo Ministério da Educação (MEC). Em uma escala de 1 a 5, a UFBA alcançou a pontuação de 4,87, garantindo assim o conceito final 5, que é atribuído a notas acima de 4,5.
Essa avaliação abrange os últimos 3 anos e representa um avanço significativo em relação ao último recredenciamento ocorrido em 2011, quando a UFBA recebeu a nota 4. O resultado reflete as ações das gestões anteriores, incluindo Dora Leal Rosa (2010-2014), João Carlos Salles (2014-2022) e o primeiro ano da gestão de Paulo Miguez (2022-2026).
O reitor Paulo Miguez comemorou a conquista da nota máxima, destacando o compromisso de toda a comunidade acadêmica, incluindo professores, técnicos administrativos, estudantes e colaboradores terceirizados, em promover uma educação inclusiva e de qualidade. “É um momento de muita alegria, além de reafirmação de nosso compromisso em fazer da Ufba uma escola de referência, uma casa da cidadania, de defesa da vida, da democracia e da ciência. Parabéns à Ufba!”, disse o reitor.
Foto: Olga Leira | Ag. A Tarde