O ministro da Casa Civil, Rui Costa disse nesta quarta-feira (16) no programa “Bom dia, Ministro” , da EBC, Empresa Brasil de Comunicação, que a ponte Salvador/Itaparica não entrou no novo PAC porque as empresas que ganharam a PPP ainda não solicitaram financiamento.“Assim que solicitarem o BNDES e o Banco do Nordeste negociarão finaciamentos e o projeto entrará no PAC”, disse o ministro, que ressaltou que o novo PAC não é uma lista estática de projetos, mas um programa dinâmico em que novos projetos podem entrar.
Rui Costa disse também que a empresa que vencer o leilão do novo aeroporto internacional de Porto Seguro, que ocorrerá nas próximas semanas, também entrará no programa.
Em relação ao Estaleiro de Maragogipe disse que o PAC prevê investimentos de R$ 300 bilhões da Petrobras e entre esses investimentos estão a construção de embarcações e navios para a produção de petróleo e o desmonte de plataformas antigas que a Petrobras vendeu inclusive ao exterior e precisam ser desmontadas de forma ambientalmente adequada. São várias plataformas e elas serão desmontadas no Brasil, sendo que o desmonte será feito nos estaleiros brasileiros, a exemplo do Estaleiro Paraguaçu.
“Os estaleiros do Brasil terão novas encomendas e voltarão a gerar milhares de empregos em vários estados. A indústria naval brasileira voltará a funcionar”, afirmou Costa. Veja aqui o que disse o ministro sobre a BR 116 e a BR 030, que liga Maraú a Brasília.