O apagão nacional, que afetou a Bahia e mais 26 estados, causou graves consequências aos moradores do estado, inclusive em Salvador. A CCR Metrô Bahia, responsável pelo sistema metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, informou que o metrô foi evacuado e as operações estão temporariamente suspensas. Passageiros foram orientados a caminharem pelos trilhos até a estação mais próxima.
A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) informou que os hospitais da rede estadual não foram afetados, pois possuem geradores que garantem o funcionamento dos serviços essenciais das unidades.
Já Vinci Airports, administradora do Aeroporto Internacional de Salvador informou que o terminal aéreo da capital baiana também está funcionado por geradores. Pousos e decolagens estão operando normalmente.
Os shoppings em Salvador mantiveram as portas abertas, contudo, as lojas decidiram impedir o acesso de clientes até que o sistema de fornecimento de energia seja restabelecido. Para quem depende das redes móveis, clientes das operadoras Vivo, Claro e TIM relatam instabilidade na internet e também nas linhas telefônicas.
A secretaria municipal de Mobilidade (Semob), informou que o Elevador Lacerda e outros ascensores da capital baiana seguem com o serviço interrompido. Escolas e colégios municipais, estaduais e particulares tiveram aulas suspensas, mas ainda não há balanço de quantas unidades e estudantes foram afetados. Universidades também foram atingidas.
Foto: Árisson Carvalho/g1