O próximo domingo (13), será marcado pelo Dia dos Pais, uma das datas comemorativas que mais movimentam o comércio, e na Bahia não será diferente. Projeções da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), apontam uma expectativa de crescimento de 5% das vendas em Salvador, na comparação ao mesmo período do ano passado.
Apesar da projeção de crescimento nas vendas, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA), aponta que a inflação da cesta de produtos para o Dia dos Pais neste ano cresce 6,70%, mais que o dobro do aumento médio geral da Região Metropolitana de Salvador (RMS), de 3,01%, no acumulado em 12 meses.
Entre os itens selecionados pela Fecomércio-BA, produtos de vestuário e calçados apresentaram maior aumento anual de preços: sapato masculino (16,8%), tênis (12,29%), bermuda (9%) e sandália (7,99%). Outras elevações foram de perfumes (13,35%), produtos para barba (12,98%) e produtos para cabelo (11,21%). São itens que também sofreram o repasse do aumento de custo dos insumos.
Contudo, o índice de Intenção de Consumo das Famílias – ICF registrou aumento anual de 22,2% e o atual patamar do indicador, de 106,4 pontos em julho, é o mais elevado em 8 anos. Isso pode significar maior poder de compra das famílias na hora de ver os presentes.
De acordo com a CDL Salvador, seus dados acompanham a estimativa de tíquete médio de R$ 180, valendo para Salvador e RMS. Os setores que mais devem ser procurados nesta data são de vestuários, calçados, acessórios, celulares, eletrônicos em geral, e perfumaria.
Foto: Raphael Muller/Ag. A TARDE