O SENAI CIMATEC, a SDS Healthline e a Fundação Bristol Myers Squibb vão lançar, nesta terça-feira (8), a Unidade Móvel do Projeto ProPulmão, que tem o objetivo de rastrear precocemente o câncer de pulmão e aumentar a possibilidade de tratamento de pessoas com a doença.
A unidade é equipada com tomografia computadorizada e foi criada especialmente para atender ao projeto, que vai começar os atendimentos gratuitos a partir da próxima quarta-feira (9).
A iniciativa faz parte do cronograma do “Agosto Branco”, mês de conscientização e mobilização em prol do combate ao tabagismo e à prevenção da doença.
O exame de imagem será realizado por equipes de saúde dentro da própria unidade. Poderão realizar o exame pessoas com idades entre 50 e 80 anos, fumantes ou ex-fumantes que tenham parado de fumar há, no máximo, 15 anos.
A unidade móvel ficará em Salvador durante o mês de agosto e depois percorrerá as cidades de Serrinha, Santo Antônio de Jesus e Feira de Santana. A ideia é promover um total de três mil exames.
Foto: Divulgação