Nesta quarta, houve o lançamento de sete editais de fomento à Cultura, que representa o investimento de R$ 50 milhões feito pela Prefeitura de Salvador. O prefeito Bruno Reis (UB), secretário de Cultura e Turismo, Pedro Tourinho, e o presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro, estiveram presentes na cerimônia realizada no Teatro Gregório de Mattos.
De acordo com o presidente da FGM, Fernando Guerreiro, a prefeitura da capital baiana busca ser protagonista no setor cultural, e afirma que o momento é propício para “uma grande revolução cultural”.
“Nós somos a terceira cidade do Brasil e a primeira cidade do Nordeste que está lançando os editais da Lei Paulo Gustavo. Então, isso é muito importante. É uma prova de que a Prefeitura está caminhando super bem”, comemora.
Guerreiro detalhou como parte desses recursos culturais deverão ser aplicados.
“A gente lança os editais da Lei Paulo Gustavo e toda a política de fomento da Fundação envolvendo todos os espaços, os Bocas de Brasa, as políticas de patrimônio, ou seja, é um investimento de R$ 49 milhões da Prefeitura junto com o Governo Federal, todo na área de Cultura”, explica.
Segundo Fernando Guerreiro, o compromisso com a cultura cresce a cada ano. Ele prevê que o momento representa o início de bons ventos para o desenvolvimento da Cultura em Salvador, no estado e no país.
“Eu estou na Prefeitura, é o décimo primeiro ano, e a cada ano esse orçamento aumenta e este ano, junto do Governo Federal, a gente está lançando o maior valor que já foi lançado até hoje pela Prefeitura […] Eu sinto que uma onda muito forte está vindo aí pra política cultural. Então, eu acho que a gente, sem dúvida alguma, agora, vai estar decolando numa fase que a Cultura volta a ser protagonista, a Cultura volta a ser um elemento importante no país. Governo Federal, Governo Estadual e Prefeitura, a gente está caminhando para um grande apoio, pra uma grande revolução cultural”, vislumbra.
Foto: Bruno Concha/SECOM-PMS