domingo, 24 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8319

ARQUITETO PROPÕE, NA CASACOR, REFLEXÃO SOBRE O BANHO COMO O TEMPO DE RESTAURAR O EQUILÍBRIO

Victoria Isabel - 02/08/2023 10:49

O escritório de arquitetura Andrade Schimmelpfeng vai participar pela segunda vez da Casacor Bahia. Nesta edição, a mostra será uma provocação ao mesmo tempo estética e reflexiva: uma sala de banho cuja ideia é “a evocação dos significados milenares do banho como o tempo do cuidado afetuoso consigo próprio”.

A mostra fica em cartaz até o dia 24 de setembro, no antigo casarão da família Ribeiro Pinto, na Alameda dos Sombreiros, 440, Pituba, a poucos metros da Espatódea.

Segundo o arquiteto Walter Schimmelpfeng, seu projeto propõe um salto qualitativo. “Num mundo marcado por incertezas e frustrações, o momento do banho pode ser o tempo sagrado do indivíduo purificar o corpo e o espírito. Nosso espaço traz para dentro de casa o banho de cacheira e de rio, a natureza. Com isso, procuramos remeter a memória ao tempo de restaurar o equilíbrio, de fugir da ducha automática”, afirma.

A divisão do espaço é feita em três ambientes. O arquiteto descreve assim esses espaços: “Na entrada, temos uma porta que pertenceu ao Convento do Carmo, retirada no seu processo de desmonte para reforma. Há um living aconchegante que se propõe a garantir um tempo para se fazer uma leitura, uma oração, se preparar para um escalda pés, um ritual do chá ou a escolha das essências para o futuro banho de imersão. Elementos como sofá, tapete, mesa, luminária criam a atmosfera de acolhimento necessária à mudança do ritmo acelerado da vida moderna para um tempo do autocuidado”.

Schimmelpfeng descreve o segundo ambiente, como o local que simula um “banho de cachoeira”, trazido por um conjunto de chuveiros sobre uma bacia especialmente desenhada pelo seu escritório e rodeadas por pedras de rio. “No terceiro, a proposta é de ser o momento da cura, ‘do banhar-se em leito de rio ou lagoa’, associação reforçada pelo uso de pedra natural verde, dos seixos de rio e da luz natural, cenário ao qual se soma à presença de um pé de jasmim, que nos remete aos banhos relaxantes de ervas; a um autêntico mergulho na natureza”, avalia.

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.