A Prefeitura de Salvador lançou nesta terça-feira (1º) no Centro de Convenções o Invista Salvador, um programa para incentivar o desenvolvimento de novos negócios. Além do prefeito Bruno Reis, participaram do evento diversas autoridades municipais, lideranças e empresários que atuam na capital baiana.
O programa é dividido em três áreas: melhoria do ambiente de negócios, com uma série de medidas de desburocratização; atendimento ao empreendedor, para identificar e auxiliar empresários que queiram investir; e inteligência de mercado, com a realização de estudos econômicos que forneçam base técnica para os interessados.
No evento, Bruno Reis disse que em dois anos e meio, a Prefeitura licenciou 27 unidades habitacionais e mais de 150 empreendimentos comerciais e atraiu grandes empresas, como a Leroy Merlin e a nova unidade da Ferreira Costa. E afirmou que quer se aproximar do empresariado:
“Com o Invista Salvador, vamos ficar mais próximos do empresariado. Entendemos que Salvador já é conhecida no mundo como uma capital histórica, pela cultura, por suas belezas naturais. Mas, agora, queremos também ser conhecidos como a capital dos negócios”, disse o prefeito.
O prefeito Bruno Reis destacou também os setores que têm crescido em Salvador, como o da saúde – que teve a abertura do Hospital Mater Dei – e o da construção civil, com a abertura de prédios, condomínios e outras unidades habitacionais. Segundo ele, com o Invista Salvador, a ideia é abrir caminho para outros novos setores.
“Salvador é uma cidade ainda muito desigual. Quando a gente compara os dados per capita, estamos sempre nas últimas colocações do Brasil em PIB, renda, arrecadação. Nós consideramos que o maior programa social de qualquer Prefeitura é o desenvolvimento econômico e a geração de emprego. Esse programa é justamente para isso: estar mais próximo do empresariado, melhorar ainda mais o ambiente de negócios, desburocratizar, pegar na mão de quem quer investir e dar condições para que isso aconteça”, disse.
O programa é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec) e a principais ações são as seguintes:
Fotos: Betto Jr./ Secom