A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA), está otimista com o desempenho do comércio e do turismo na Bahia em 2023. Em entrevista ao Jornal Tribuna da Bahia, Guilherme Dietze, consultor econômico da Fecomércio-BA acredita num cenário favorável em 2023.
Segundo o IBGE, o setor de serviços, de maior peso na região, com 46% do PIB do estado (excluindo administração pública, educação, saúde e defesa), registrou um crescimento de 7,8% no primeiro quadrimestre deste ano. A atividade está no seu maior nível desde 2017. E basicamente, todos os segmentos analisados pelo IBGE na área de serviços estão apontando para o campo positivo.
A maior variação nos primeiros quatro meses foi de Serviços de Informação e Comunicação, de 12,6%, seguido de 9,1% de outros serviços que englobam inúmeras atividades heterogêneas. Além desses, houve aumento no período de 8,4% nos Serviços Profissionais, Administrativos e Complementares, de 6,8% para o grupo de Transportes e Serviços Auxiliares e, por fim, alta de 6,5% para serviços prestados às famílias.
Pelo lado do Comércio, as vendas no estado cresceram 3,2% no primeiro quadrimestre. Vale ressaltar que a maioria dos segmentos está com aumento anual no desempenho, e apesar dos Supermercados estarem apresentando uma variação mais modesta, de 2,5%, o nível histórico é um dos mais elevados e o seu peso para o comércio na região chega a 50%. Além dele, o setor de Farmácias supera em 0,7% o resultado do ano passado, e o setor de Combustíveis e Lubrificantes aponta crescimento de 20,1% no período.
Foto: Pixabay