O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que a solução dos problemas da Venezuela tem que partir da própria população. A declaração aconteceu nesta segunda-feira (17), em Bruxelas, durante reunião com nomes do governo e oposição da Venezuela para discutir a eleição de 2024 no local. A informação foi veiculada pelo jornal O Globo, mas não há registros sobre a fala.
A reunião contou ainda com os líderes Emmanuel Macron (França), Gustavo Petro (Colômbia) e Alberto Fernández (Argentina), o chefe da diplomacia da União Europeia, Josep Borrell, o vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, e o ex-deputado Gerardo Blyde, o principal negociador da oposição.
O objetivo dos encontros era abrir o diálogo entre Maduro e a oposição, que disputarão a eleição em 2024, no entanto, o ditador não compareceu.
“Maduro fará todo o possível para sabotar e impedir que essas primárias motivadas. Antes de inabilitar María Corina Machado, já fez essa manobra importante que foi implodir a autoridade eleitoral, barrando o uso dos centros eleitorais e do sistema automatizado de eleição”, afirmou o social-democrata Andrés Caleca.
FOTO: Ricardo Stuckert/PR