Diante dos sucessivos atrasos na obra do VLT, que vai substituir o sistema de trens no subúrbio de Salvador, a construção teve reajuste de 246% e passou a custar R$ 5,2 bilhões. Estava previsto para esta quinta-feira (13) o julgamento de quatro processos que analisam o contrato para a construção do VLT do Subúrbio no Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA). Porém, por conta de alteração na pauta, o processo foi reagendado para o dia 25 deste mês.
A construção é de responsabilidade do Consórcio Skyrail, formado pela chinesa Build Your Dreams (BYD) e Metrogreen, por meio de um contrato assinado em fevereiro de 2019 pelo governo da Bahia.
O prazo seria de que o projeto estaria concluído no segundo semestre de 2024. E a promessa era de que, no primeiro semestre de 2023, haveria um trecho de pouco mais de quatro quilômetros que chegaria até a parada Lobato.
No entanto, este prazo já foi alterado diversas vezes e, dos iniciais R$ 1,5 bilhões para a conclusão do VLT, o valor atual já passa de R$ 5,2 bilhões, um aumento de 246%.
O serviço de trens que fazia a linha da Estação da Calçada ao bairro de Paripe, no subúrbio ferroviário da capital baiana, foi desativado em fevereiro de 2021.
Foto: Divulgação / Skyrail Bahia