Dados compilados por Einar Rivero, do TradeMap, mostram nesta quarta (12), que a poupança atingiu sua maior rentabilidade real (descontada a inflação) em quase 6 anos. A deflação do mês de junho, registrada pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), ajudou na retomada da rentabilidade.
Os ganhos reais da modalidade nos 12 meses encerrados em março chegaram a 5,22%, melhor resultado desde agosto de 2017, quando atingiu 5,05% no mesmo período. Os números da poupança estão no azul desde setembro de 2022, completando 10 meses seguidos de rendimentos acima da inflação.
A sequência positiva começou após dois anos de rendimentos abaixo do índice de preços — situação que se estendeu de setembro de 2020 a agosto de 2022.
O levantamento do TradeMap mostra que, nos 12 meses encerrados em junho, dez índices tiveram rentabilidade superior à inflação do período, que foi de 3,16%.
São eles (em valores nominais):
Ficaram abaixo da inflação:
Já na janela entre janeiro e junho de 2023, os mesmos dez índices também tiveram desempenho superior ao da inflação do período, de foi 2,87%.
São eles (em valores nominais):
Ficaram abaixo da inflação no período:
Foto: Getty/Getty Images