No primeiro semestre de 2023, houve um recorde no volume de fios de telefonia e internet irregulares removidos pela Neoenergia Coelba na Bahia. Durante o período, mais de 160 toneladas de cabos foram retiradas dos postes da distribuidora no estado, número que equivale a uma média de 900 quilos por dia. Esta é a maior quantidade registrada desde a contabilização dos dados e representa um aumento de 157% quando comparado ao primeiro semestre de 2022.
“Os números refletem os esforços da Neoenergia Coelba para remover os fios irregulares de internet e mitigar os riscos para a população. Temos equipes dedicadas exclusivamente a estas remoções espalhadas no Estado e, em paralelo, atuamos junto com o nosso departamento jurídico para que sejam adotadas as medidas judiciais cabíveis”, destacou a gerente de Processos de Rede da Neoenergia Coelba, Karin Cynira Barbosa.
Além da fiação removida, a distribuidora também retirou dos postes cerca de seis mil caixas de telefonia e internet. Estes equipamentos são instalados à revelia da companhia, geralmente utilizam ligação clandestina de energia para serem energizados e não seguem os padrões técnicos de segurança necessários. Com isso, se tornam o principal fator para os incêndios em postes.
O resultado foi viabilizado após a realização de mais de 25 mil fiscalizações no estado baiano. Além das remoções, a distribuidora também emitiu mais de 10 mil notificações sobre as irregularidades das redes às empresas de telefonia e internet com contrato, informando-as detalhadamente acerca das situações.
Foto: Divulgação/Coelba