Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada também estima uma menor inflação neste ano; dados são de análise sob o primeiro trimestre
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou nesta quarta-feira (05), que por conta dos avanços na economia brasileiras nos primeiros três meses do ano, a previsão é que o país tenha um maior crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), com uma estimativa de alta em 2,2% em 2023.
Além disso, o Ipea também observou que a inflação pode ser menor do que o esperado para este ano. Conforme informações da Agência Brasil, a antiga previsão do Instituto até março era de um aumento de 1,4%, sendo que, a previsão do instituto para os primeiros três meses de 2023 era de 1,2% de crescimento em relação aos últimos meses do ano passado.
Neste mesmo período supracitado, os dados do instituto estimavam um avanço de 2,7% em comparação com os primeiros três meses de 2022. Contudo, o crescimento registrado foi maior e apontou uma alta de 1,9% em relação ao trimestre imediatamente anterior e 4% em relação ao mesmo período de 2022.
Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil