O Ministério do Interior determinou que as forças de segurança da Espanha poderão interromper jogos ou esvaziar um estádio, caso aconteça outros situações de racismo e xenofobia. Essa decisão acontece depois da repercussão causada pelos insultos racistas direcionados ao jogador Vinícius Júnior na partida entre Valencia e Real Madrid, no último dia 21 de maio, e do jogador brasileiro ter criticado a LaLiga pela falta de ações no combate à discriminação racial.
Com as novas mudanças para promover um melhor combate à discriminação racial no país, dentro dos estádios, seja antes ou durante a partida, a Polícia poderá orientar o árbitro a não iniciar, a paralisar ou a suspender um jogo, seja de forma temporária ou definitiva. A nova instrução será enviada nos próximos dias à Polícia Nacional, à Guarda Civil e ao governo espanhol.
Caso as novas posturas não resultem no encerramento dos episódios de discriminação, a polícia também poderá sugerir a expulsão dos torcedores para que a jogo prossiga ou, inclusive, uma suspensão definitiva da partida. As medidas devem ser implementadas de maneira gradual e durante acordos com os árbitros.
Foto: Divulgação/Grosby Group