O governo de Luiz Inácio Lula da Silva completa seis meses da posse, em um período de diminuição da inflação e do dólar, além de críticas contra o Banco Central, com pressão para queda na taxa de juros, atualmente em 13,75%. Ainda, o primeiro semestre foi de alta do índice da bolsa de valores brasileira. O Ibovespa acumula alta de 7,61% – melhores primeiros seis meses desde 2019.
O semestre ainda foi marcado pela expansão e recriação de programas como o novo Bolsa Família, destinando mais R$150 para famílias com crianças de até seis anos, o Minha Casa Minha Vida, com maior foco em famílias de baixíssima renda, iniciativas para descontos de veículos novos e o Desenrola, voltado à renegociação de dívidas.
Enquanto isso, o governo ainda possui dificuldades de articulação no Congresso, com falta de uma base mais sólida. Ainda deve enfrentar desafios para viabilizar a aprovação de matérias que considera importantes, como o novo arcabouço fiscal e a Reforma Tributária. Às 8h05 (de Brasília), o ETF EWZ (NYSE:EWZ) recuava 0,22% no pré-mercado.
Foto: divulgação