O presidente argentino, Alberto Fernández, desembarca nesta segunda-feira (26) no Brasil para um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na agenda presidencial, está prevista uma reunião no Palácio do Planalto e um almoço no Palácio Itamaraty. Fernández também tem encontro agendado com o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, e com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber.
Lula e Fernandez se encontraram em maio em uma reunião bilateral por cerca de quatro horas. No episódio, o principal tema tratado foi um pedido de ajuda do argentino para superar a grave crise econômica que seu país enfrenta. Após o encontro, Lula afirmou que fará “todo sacrifício” para ajudar o país vizinho.
Esta será a quinta reunião entre os líderes. Ainda não há informações sobre os temas a serem tratados, mas a crise argentina deve fazer parte da pauta, já que Lula tem sido visto como um intermediador do socorro ao país vizinho. Com altos índices inflacionários, a desvalorização do peso argentino e a perda do poder de compra, a Argentina, que é o maior parceiro comercial do Brasil na América do Sul, vem enfrentando uma profunda crise econômica. Em março, a inflação no país vizinho chegou a 104% ao ano.
Foto: Ricardo Stuckert/PR