Nome foi confirmado por ex-gestor da CBPM após encontro do conselho da companhia; Carballal deve assumir o cargo ainda em 2023.
O vereador de Salvador, Henrique Carballal (PDT), teve seu nome aprovado após reunião do conselho da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) para assumir a presidência da CBPM, órgão que é ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) e que terá um orçamento de R$ 69 milhões. Ele havia sido indicado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT). Além dele, outros nomes como o do administrador Inácio Matos e o do geólogo Manoel Barretto também foram aprovados para assumir funções específicas na companhia.
A confirmação da aprovação do nome de Henrique Carballal para assumir o cargo de presidente da CBPM foi dada pelo atual gestor da companhia, o Antonio Carlos Tramm. Em contato com a redação do Bahia Econômica, o gestor comentou que este será um “novo desafio” na Companhia Baiana de Pesquisa Mineral e destacou também a sua passagem frente à CBPM, já que ele ficou na função de março de 2019 até este ano de 2023. Sobre este período Tramm afirmou que fez um “grande mandato”.
Carballal vem sendo cogitado para o cargo desde março deste ano. Ele sucederá o então presidente Antonio Carlos Tramm, que pode assumir a Codeba. A situação de Tramm na Codeba ainda é incerta devido a alguns imbróglios que precisam ser resolvidos, como o fato de não cumprir um dos requisitos mínimos para assumir o cargo, que é ter um curso de ensino superior completo.
Foto: Divulgação/CMS