A marcha acontece como forma de protesto, devido á no dia 21, o STF votar sobre a descriminalização das drogas, incluindo a legalização da maconha para consumo pessoal
O movimento a favor da liberação da Maconha acontece no próximo sábado (17) na Avenida Paulista, na cidade São Paulo.
O evento ocorre ocasionalmente em alguns lugares do mundo, e a concentração irá acontecer as 14H20 no vão livre do Masp( Museu de Arte São Paulo Assis Chateaubriand).
O evento está na sua 15ª edição da Marcha da Maconha São Paulo. Esse evento já se tornou uma parte importante da agenda autônoma da cidade e espera-se que reúna uma multidão de pessoas, com destaque para jovens residentes das periferias e região metropolitana, seguindo uma tendência dos últimos anos.
Com o eixo “Antiproibicionismo por uma questão de classe – Reparação por necessidade”, a Marcha da Maconha São Paulo 2023 reafirma seu posicionamento pelo fim da guerra às drogas e seu compromisso com os direitos humanos de todas as pessoas.
a Marcha planeja realizar uma ação visual impactante no final do evento, bem como intervenções ativistas durante a concentração.
A data e a trajetória da manifestação foram o comunicados à Prefeitura de São Paulo em fevereiro de 2023, com ampla divulgação nas redes sociais, em atendimento ao artigo V da Constituição Federal, que garantiu o direito à livre manifestação e reunião.
Essa decisão também se baseia na ADPF 187/2011 do Supremo Tribunal Federal (STF), que legalizou a realização de marchas da maconha em todo o território nacional
Foto/Reprodução: Tiago Macambira / Mídia NINJA