O presidente Luis Inácio Lula da Silva( PT) deve iniciar em breve uma pequena mudança nos cargos do seu segundo escalão. Isso por que o União Brasil, que pedia a saída da Ministra do Turiso Daniela Carneiro (União-RJ) não teve seu pedido aceite (Veja aqui). Em troca de apoio o partido deve negociar cargos no segundo escalão. Segundo reportagem do Jornal o Globo, a situação de Daniela se tornou crítica depois que congressistas da legenda dela elaboraram um abaixo-assinado para pedir a substituição da correligionária por um outro parlamentar da sigla, o deputado Celso Sabino (União-PA). Para além das cadeiras ministeriais, o União Brasil mira outros cargos.
De acordo com a colunista Malu Gaspar, o senador Davi Alcolumbre (União-AP), que apadrinhou as indicações dos ministros Waldez Góes (Integração Nacional) e Juscelino Filho (Comunicações), ambos do União, e o líder do partido na Câmara, Elmar Nascimento (BA), reivindicaram ao Planalto “tratamento isonômico” em relação a outros partidos que ocupam ministérios. A queixa é que MDB e PSD, que também têm cadeiras no primeiro escalão, conseguiram indicar as chefias de órgãos subordinados às pastas que comandam.
Elmar e Alcolumbre reclamam que a Embratur, por exemplo, ligada ao Turismo, é administrada pelo ex-deputado Marcelo Freixo (PT). Os Correios, que são subordinados à Comunicação, estão sob o comando do advogado Fabiano Silva dos Santos, ligado ao PT. No caso da Integração, o Banco do Nordeste é presidido por Paulo Câmara (ex-PSB), e o Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs) é controlado pelo Avante. Ontem, Elmar sinalizou que a sigla vai pleitear mais espaço se a troca no Turismo for efetivada, o que interlocutores do Planalto acreditam estar próximo de ocorrer. O preferido da bancada da legenda para assumir o posto é Celso Sabino.
— Eu preciso entender como é o funcionamento do ministério, o que cabe, e a gente discutir com o governo. No início, quando fiz a interlocução com o presidente sobre isso, a perspectiva era ter ministério completo, com todas as posições, até porque é um ministério pequeno — afirmou Elmar.
Foto: Cristiano Mariz