Para marcar a passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado Adolfo Menezes, inaugurou, na tarde desta segunda-feira (05), o sistema de produção de energia solar com placas fotovoltaicas e toda iluminação em LED do Parlamento estadual.
A placa comemorativa foi descerrada pelo presidente da Casa juntamente com o diretor-presidente da Neoenergia Coelba, Luiz Antonio Ciarlini. Na solenidade que contou com a participação de deputados, servidores e convidados, o presidente Adolfo Menezes salientou que o sistema representará uma economia para a Assembleia em torno de R$ 1,2 milhão por ano.
“Mas, para além da economia de recursos financeiros, que é importante, tem também a economia de recursos naturais. Investir em energia renovável faz bem ao planeta”, afirma.
Ao discursar, Adolfo lembrou o discurso da jovem ativista ambiental Greta Thunberg, quando afirma que espera dos adultos uma ação efetiva, porque o planeta já está pegando fogo.
“Então hoje a Assembleia Legislativa faz a sua pequena contribuição ao apelo de Greta, com o indispensável apoio da Neoenergia/Coelba. Somos neste instante um beija-flor fazendo a sua parte, mas sei que precisamos de uma revoada”, lembra.
Adolfo Menezes afirmou ainda que a ALBA não vai parar nesta ação.
“Vamos continuar tomando medidas para aumentar cada vez mais a redução de gastos e custos. Posso ser mão aberta com o meu dinheiro, mas com o dinheiro público serei sempre rigoroso”, explicou.
O presidente disse que já se encontra em fase de orçamento a ampliação do conjunto de placas de energia solar.
“Essa economia pode ser ainda maior, com energia e vamos buscar estes objetivos o quanto pudermos”, concluiu.
Em seu discurso, o presidente da Coelba, Luiz Antonio Ciarlini, falou que só no ano passado a Neoenergia investiu mais de R$ 45 milhões no programa de energia renovável na Bahia. Além disto, ressaltou que a empresa continua aberta para novas parcerias e novos projetos.
“Continuamos com o trabalho de investimentos e dispostos a discutir novos projetos, porque representa mais recursos públicos para ações coletivas”, completou.
Marcaram presença na solenidade os deputados Felipe Duarte (PP), Emerson Penalva (PDT), Jurailton Santos (Republicanos), Nelson Leal (PP), Cláudia Oliveira (PSD), Júnior Nascimento (UB), Roberto Carlos (PV), Ricardo Rodrigues (PSD) e Angelo Coronel Filho (PSD); a presidente da Assembleia de Carinho, Denise Menezes; o superintendente de Administração e Finanças da ALBA, Robson José Coutinho Sousa; o diretor de administração da ALBA, Júlio Eloy Passos Neto, o engenheiro de Eficiência da Coelba, Roberto Azevedo, além de outros servidores e convidados.
Fonte: Agência AL-BA / Foto: Vaner Casaes/AL-BA