A movimentação de passageiros internacionais no Aeroporto de Salvador foi de 100,3 mil pessoas no 1º quadrimestre de 2023, mais que o dobro do ano passado. Com isso, o aeroporto de Salvador ultrapassou o de Recife e de Fortaleza e assumiu a liderança como o principal polo emissor e receptor de turistas internacionais do Nordeste. O aeroporto de Salvador respondeu por 35% da movimentação de passageiros internacionais na região Nordeste, seguido de Recife com 28% e Fortaleza com 26%.
A movimentação é maior na rota Salvador/Lisboa, pela Tap Airlines, seguida de Salvador/Buenos Aires e Salvador/Madri, pela Air Europa. Os dados foram obtidos pelo portal Bahia Econômica.
No mercado doméstico a situação foi diferente, especialmente por conta dos preços das passagens. A movimentação de passageiros domésticos no Aeroporto de Salvador foi de 2,2 milhões no 1º quadrimestre de 2023, uma redução de cerca de 1,8%, em relação ao mesmo período do ano passado. O Aeroporto de Recife permanece na liderança no mercado doméstico nordestino com uma movimentação de 2,7 milhões de passageiros, uma redução de 0,6%, seguido do aeroporto de Salvador. Os dados são da Anac – Agência Nacional de Aviação Civil.