A agenda de transformações propostas pelo ESG, sigla que se refere a questões ambientais, sociais e de governança corporativa, tem ficado cada vez mais em evidência.
Parte dessa atenção se dá pelos novos desafios do mercado de trabalho, tendo em vista que o S da sigla tem como um de seus focos a relação entre empresas e empregados. Essa foi uma das abordagens defendidas por Augusto Cruz, especialista em ESG, que participou da segunda edição do Fórum ESG Salvador.
O evento aconteceu entre os dias 30 e 31 de maio no Porto de Salvador e teve o especialista à frente da palestra sobre ESG e os novos Desafios do Mercado de Trabalho, que abordou cenários e tendência dentro da temática, em especial aos pontos Inclusão e diversidade, retenção de talentos, saúde do trabalhador, assédio e inteligência artificial.
“Há uma série de fatores que impactam no mercado de trabalho, seja para geração de novos postos, seja para a possibilidade de demissão em massa, especialmente por causa de novas tecnologias. As empresas precisam cuidar de suas pessoas, acolhendo e mantendo as pessoas atualizadas e formadas, para que não se tornem irrelevantes”, pontuou Cruz.
Como a adoção de novas tecnologias no ambiente de trabalho é associada a mudanças e disruptura, a inteligência artificial veio para ficar. O sócio da AC Consultoria apontou números expressivos envolvendo sustentabilidade e novas tecnologias, como as 69 milhões de novas vagas de trabalho que devem surgir nos próximos cinco anos dentro dessas áreas.
Por outro lado, novas tecnologias reduzirão 83 milhões dos postos de trabalho. “Como conseguimos implantar isso, implantar novas tecnologias, trabalhar novos temas relacionados ao meio ambiente sem perder postos de trabalho? Não tenho a resposta”, questiona Augusto.
Para ele, umas das formas para superar os desafios do mercado é que as organizações possam investir em formação de pessoal, com mais harmonia dentro do ambiente de trabalho e medidas e ações de verdade, ao longo do ano, mitigando ao máximo as ações e dando educação em todos os sentidos.
O segundo ESG Fórum Salvador é um evento realizado pelo jornal Correio e o portal Alô Alô Bahia, de forma presencial e com transmissão ao vivo, e reuniu especialistas e outros públicos interessados na temática para terem a oportunidade de debater formas de tornar os setores privado, público e da sociedade civil mais engajados com os propósitos levantados pela sigla ESG.
Imagem: divulgação